Como acessar sites bloqueados pela Wi-Fi da universidade com VPN ?

vpn
CN
Por Marcos, especialista no tema Vpn

O que é uma VPN?

VPN é a sigla para Virtual Private Network - ou Rede Virtual Privada em português. Trata-se de uma conexão segura que cria um túnel "privado" por onde seus dados podem passar, protegidos da exposição ao público em geral. As VPNs são usadas, principalmente, para proteger informações pessoais, garantir anonimato online e, em alguns casos, burlar restrições geográficas ou bloqueios de redes específicas. A tecnologia VPN oferece não somente a oportunidade de proteger a sua privacidade online, mas também de acessar sites bloqueados pela sua universidade ou provedor de internet.

Conheça mais detalhes sobre VPN no site oficial do openVPN (OpenVPN.net).

Por que uma universidade bloquearia certos sites?

As universidades podem bloquear o acesso a alguns sites por várias razões. Um dos motivos mais comuns é evitar que os alunos acessem conteúdo não educacional durante as aulas como, por exemplo, redes sociais, ou serviços de streaming de vídeos e músicas. Esses bloqueios buscam garantir que os estudantes usem o Wi-Fi da instituição principalmente para fins acadêmicos.

Como uma VPN pode ajudá-lo a acessar sites bloqueados?

As VPNs conseguem acessar sites bloqueados ao mascarar o seu endereço IP original (a "identidade" do seu dispositivo na internet) e atribuir a você um novo endereço IP de um servidor localizado em uma região diferente do mundo, onde a restrição em questão não se aplica.

Para acessar sites bloqueados pela rede da universidade utilizando uma VPN, siga os passos abaixo:

  1. Escolha um serviço de VPN: Este pode ser um serviço gratuito ou pago. É importante lembrar que os pagos costumam oferecer speed-servers maiores e uma maior segurança.

  2. Instale a VPN no seu dispositivo: Normalmente, as VPNs oferecem aplicativos próprios que você pode baixar facilmente.

  3. Abra a VPN e escolha um servidor: Se o site está bloqueado em sua localização, escolha um servidor localizado em uma região onde o site não está bloqueado.

  4. Conecte-se à VPN: Uma vez conectado, todos seus dados online serão enviados através do túnel privado criado pela rede VPN.

  5. Acesse o site bloqueado: Agora, você deve ser capaz de acessar o site desejado, sem enfrentar restrições de bloqueio da sua universidade.

Recomendações ao utilizar uma VPN

Ao utilizar uma VPN, é importante manter algumas considerações em mente:

  • Privacidade: As VPNs podem coletar seus dados, portanto, antes de escolher um serviço de VPN, verifique as políticas de privacidade da empresa.

  • Legalidade: Em alguns países, é ilegal usar uma VPN para acessar determinado conteúdo. Sempre verifique a legislação do seu país ou da sua instituição de ensino para evitar violações legais.

  • Segurança: Nem todas as VPNs são seguras. Certifique-se de escolher uma VPN com protocolos de segurança fortes e criptografia robusta.

Lembrando, o uso de VPN deve ser feito de maneira responsável e ética, respeitando as orientações e políticas da sua universidade ou qualquer outra instituição.

Outros artigos sobre o tema Vpn